CTCP Noticias





Annie Foo cria calçado impresso 3D



Enquanto a marca chinesa PEAK anunciou recentemente o fabrico de calçado impresso totalmente em 3D para o público em geral, os responsáveis pelo site “3D Natives” reuniram-se com a designer Annie Foo, que projeta sapatos sofisticados utilizando tecnologias 3D. Combinando a digitalização 3D e fabricação aditiva, é capaz de fabricar produtos personalizados com formas geométricas complexas. A impressão 3D é uma nova maneira de expressar essa criatividade e oferecer aos consumidores finais produtos mais ecológicos, sustentáveis e personalizados. Segue-se uma entrevista com Annie Foo para esclarecer algum do seu trabalho e perspetivas futuras em relação ao mercado.

3DN: Pode apresentar-se e explicar um pouco da sua ligação às novas tecnologias?
Annie Foo: "O mundo não precisa de mais sapatos, mas merece inovação." Vindo da indústria de moda, estou determinada a explorar métodos inovadores de criar um estilo de fusão com o desejo de ajudar a reduzir o impacto da moda no meio ambiente. Eu sou fascinada pela combinação de métodos de fabrico de calçado existentes com tecnologia e materiais modernos para criar algo "novo" para o futuro.

3DN: Pode falar-nos um pouco do processo de fabrico?
Annie Foo: Eu digitalizo os sapatos ou pés humanos primeiro e depois desenho e construo em torno do modelo em realidade virtual usando o mais recente programa de modelagem 3D como “Gravity Sketch” que captura com sucesso meu desenho para criar novas formas tridimensionais de calçado moderno, exportados para o programa “Oculus Medium” para refinar os detalhes e, em seguida, retocar no “Rhino 3D” antes de enviar o arquivo para impressão. As peças finais que produzi para a passarela foram feitas com a impressora 3D HP Jet Fusion 4200, usando o PA12 Nylon (SLS). Ainda estou a tantar descobrir um material mais flexível para a parte superior do calçado, por exemplo, TPU impresso.

3DN: Porque decidiu utilizar a impressão 3D?
Annie Foo: Sou escultora e trabalhei com diferentes matérias primas de cerâmica, madeira, metal e plástico etc., entendo que cada material tem as suas próprias características, benefícios e limitações. Para a complexidade e detalhes integrados da minha estrutura de calçado, a impressão 3D é uma opção adequada para o meu projeto.

3DN: Quais são as suas fontes de inspiração?
Annie Foo: O meu trabalho é fortemente inspirado na construção linear, na cultura pop de Londres, nas estruturas arquitetónicas, na forma orgânica e na arte abstrata contemporânea, bem como na escultura em geral.

3DN: Acha que a impressão 3D pode ajudar na questão da sustentabilidade?
Annie Foo: Acredito que o comportamento de compra está a mudar, os consumidores estão mais preocupados com os materiais do que antes, a qualidade e as origens do produto são mais importantes hoje em comparação a décadas passadas. Acho que estamos a seguir uma direção positiva, a melhorar o nosso futuro, o ambiente e as próximas gerações. Como afirmei antes, não existe moda de desperdício zero, a menos que não seja consumida. A impressão 3D ajudará a reduzir o desperdício de moda durante o processo de fabrico, tendo dito que toda a boa invenção pode tornar-se má, se as pessoas usarem mal ou não a usarem de forma responsável. Como designers e produtores contemporâneos, temos a responsabilidade de pensar cuidadosamente antes de criarmos. Eu não sou contra o plástico, exceto quando não podemos usá-lo de forma responsável e por boas causas.

3DN: De acordo com a sua opinião, qual será o futuro da impressão 3D na moda?
Annie Foo: Este vai ser um mercado em rápido crescimento e revolucionário, especialmente na indústria da moda, as pessoas estão à procura de peças únicas e produtos verdadeiramente adequados, prevejo que cada família terá uma impressora 3D em casa num futuro muito próximo. Além disso, os consumidores poderão apenas fazer um pedido on-line enviando os seus dados digitalizados em 3D, os designers poderão criar peças personalizadas que qualquer pessoa pode imprimir em casa. É claro que isso poderia ser facilmente executado com calçado, acessórios e produtos para óculos até que seja possível imprimir materiais flexíveis que se parecessem com o couro e tecido, no futuro.

3DN: Alguma última palavra para os leitores?
Annie Foo: Sejam responsáveis, pensem duas vezes antes de comprar ou criar algo.


2019-07-25

3D Natives